RFID (radio frequency identification- identificação por radiofrequência) é um método de identificação automático usado para acessar dados armazenados em um microchip. A etiqueta RFID é a composição de um chip acoplado a uma antena, que podem ser fixadas em uma embalagem, um produto ou um equipamento por exemplo, para uma melhor identificação automática. O leitor RFID pode fazer a leitura de mais de uma etiqueta ao mesmo tempo.
Reduza os riscos
Etiquetas RFID podem obter dados exatos e verdadeiros, para localizar os objectos e ativos, a probabilidade de erros nesse processo é nula. Em casos de perda de ativos vale a pena comprar um RFID.
Melhore a eficiência
Os produtos poderão ser automaticamente pesquisados e rastreados pelas etiquetas RFID, a informação destas será também automaticamente gravada no banco de dados sem precisar de uma operação manual . O trabalho será mais eficaz e melhorado para a administração dos custos.
As etiquetas RFID são amplamente aplicáveis, especialmente as etiquetas RFID passivas. As etiquetas RFID passivas são mais pequenas que um grão de arroz e tem um custo baixo, o que é econômico e excelente escolha para muitas indústrias. Devido a diferentes frequências identificáveis a extensão da leitura de diferentes etiquetas RFID será diferente, o que vai determinar a função específica de cada etiqueta RFID. Existem tres tipos de etiquetas RFID:
RFID UF (Ultra high frequency-Alta frequência ultra)
O Mercado das etiquetas esta desenvolvendo rápido, existem centenas de tipos de etiquetas frequentemente usadas, escolher uma etiqueta mais apropriada para satisfazer as tuas actuais necessidades será extremamente difícil. Aqui estão algumas linhas de guia de referência:
Se você requer uma grande quantidade de armazenamento nas etiquetas RFID precisará optar pelo chip RFID que satisfaça as tuas necessidades. Existe uma grande diferença nos dados memorizados por diferentes tipos de chips RFID o que é mais de 100bt.
Se você precisa de um inlay RFID mais apropriado para diferentes objectos e ambientes: as antenas nos inlays serão desenhadas individualmente para um material específifico, por exemplo: se a sua etiqueta RFID ser fixada em um metal, vidro ou objectos com grande quantidade de líquido o design da antena será totalmente diferente.
Se você requer de um reconhecimento a distância: será preciso escolher a frequência adequada, como as etiquetas UHF passivas, estas são especialmente desenhadas para um reconhecimento á distancia ( mais de 5 metros ), enquanto as etiquetas passivas HF são para reconhecimentos a curta distância.
Se você tem um orçamento limitado: o custo das etiquetas passivas RFID será menor em relação as RFID semi-passivas e ativas RFID, então as etiquetas RFID passivas será a escolha mais econômica para muitas indústrias.