As etiquetas RFID são amplamente aplicáveis, especialmente as etiquetas RFID passivas. As etiquetas RFID passivas são mais pequenas que um grão de arroz e tem um custo baixo, o que é econômico e excelente escolha para muitas indústrias. Devido a diferentes frequências identificáveis a extensão da leitura de diferentes etiquetas RFID será diferente, o que vai determinar a função específica de cada etiqueta RFID. Existem tres tipos de etiquetas RFID:
RFID UF (Ultra high frequency-Alta frequência ultra)
A frequência identificável destas etiquetas é de 860MHz e 960MHz, o que vai ampliar a extensão da leitura. A extensão média das etiquetas UHF passivas normalmente é de 5m a 6m, a leitura máxima pode ser até 10m. Portanto, esse tipo de etiquetas RFID são mais usadas em circunstâncias de muita necessidade da extensão da leitura, por ex:
- no inventário
-
no rastreamento e gestão de ativos
-
no rastreamento e gestão de arquivos
-
rastreamento personal
-
tempo de corrida
-
coleção de produtos electrônicos
-
controle de acesso do parque
RFID HF (High frequency-Alta frequência)
A frequência de identificação destas é normalmente de 13.56MHz, A extensão de leitura delas é normalmente entre 1cm a 1m. A frequentemente usada NFC( Near filed communication) pertence a elas, o que é aplicável em situações sem grande necessidade de leitura como:
- rastreamento dos livros da biblioteca
- controle de acesso
- transmissão de dados
- bilhetes de transportes
- segurança dos passaportes
RFID LF ( Low frequency-Baixa frequência)
A frequência de identificação destas é de 125KHz a 134KHz. A frequência usada é apenas de 1cm a 10cm. A grande vantagem e que não é afectada por agua ou metal o que é aplicável para o controle ou rastreamento de animais.